Como prevenir as varizes na gravidez?

Além do grande desconforto estético que causam, as varizes também podem ocasionar sintomas mais desagradáveis, tais como inchaço, dor, sensação de ardor e outros.

O que você precisa saber é que a gravidez é um período em que o corpo pode ficar especialmente propício ao desenvolvimento desse problema. Isso acontece especialmente por causa do aumento de peso rápido que é comum nessa fase.

Isso sem falar que o corpo está trabalhando com níveis hormonais bem mais altos, o que é considerado um fator que favorece mais ainda as varizes.

Mas o que são as varizes

Para quem não conhece, as varizes são vasos dilatados e que se deformam por causa do acúmulo de sangue no local.

Isso porque os vasos sanguíneos que levam o sangue ao coração possuem válvulas que ajudam o sangue a não desder novamente quando é bombeado. Essas válvulas são essenciais para que seja possível agir contra a gravidade, enviando o sangue desde os membros inferiores até o pulmão e coração.

No entanto, existem alguns fatores que fazem com que essa válvula não funcione mais tão bem e é aí que surgem as varizes. Dentre os diversos tratamentos existentes, o creme Varizero é um dos preferidos pelas mulheres devido a facilidade de uso e por ser algo indolor, ao contrário de outros tratamentos mais invasivos.

Dicas para evitar varizes na gravidez

Veja a seguir alguns cuidados que você pode tomar para evitar as varizes durante a gravidez:

  • Não fique muito tempo sentada ou em pé.
  • Movimente-se sempre que possível.
  • Evite o ganho excessivo de peso.
  • Que que possível, estenda e flexione os pés para ajudar na circulação das pernas.
  • Quando estiver repousando, mantenha as pernas elevadas. O mais indicado é ficar com as penas para cima por 10 minutos ao menos 3 vezes ao dia..
  • Exercite-se, lembrando que a boa circulação também ajuda a evitar inchaços. O ideal são aqueles exercícios de pouca força e muita repetição.
  • Deite-se sobre o lado esquerdo, especialmente no último trimestre da gestação, pois isso irá ajudar a aliviar a compressão que o útero gera nos vasos..
  • Se possível, use meias de compressão elástica. Ela deve ser usada desde o começo da gestação até 4 semanas depois do parto. Isso ajuda a aliviar sintomas como o inchaço nas pernas, além de evitar o surgimento das varizes.

O mais importante é lembrar que as meias devem comprimir, mas não apertar. Por isso, é essencial falar com médico para ter a indicação certa da compressão o do uso desse produto.

Confira mais dicas abaixo:

Pronto, agora você já sabe como evitar varizes na gravidez!


Leave a Reply